Projeto VIVA +

segunda-feira, 28 de abril de 2014

PSICOPATAS


Prezados Leitores, a psicopatia é também um transtorno de personalidade, suscetível à qualquer pessoa, porque ainda que ganhe traços genéticos, com certeza, constitui seu gene na fase adulta, porque ninguém nasce para ser psicopata, uma vês que é a própria sociedade, com todos os seus valores distorcidos, que causa consequentemente, nas pessoas, a cultura de um imediatismo prático, egoísta, nocivo e culturalmente retrógrado, levando-as à quadros de patologia orgânicos, psicológicos, psiquiátrico e psicopatas.

Uma Semente que pode germinar dentro de nós.

                             

Há, hoje, na sociedade, o prematuro senso comum, de chamar qualquer pessoa que mata, de psicopata, levando em conta apenas a forma fria e calculista de ter cometido um crime.  Psicopatas são cautelosos, observam bem a sua vítima, antes de atacar.  Difícil saber quem são, pois agem como pessoas absolutamente normais, quando não estão em “ação”.  Da mesma forma que um mesmo tipo de transtorno mexe de forma diferente entre duas pessoas, também com psicopatas não é diferente, haja vista, cada psicopata tem formas e razões distintas, para atacar uma pessoa e matar.

Cada psicopata tem o seu histórico de vida, sua história de vida e suas frustrações, que na vida inteira não conseguiu entender e muito menos aceitar.  Quando cresce, seu desejo não são mais, desejos de um adulto e sim, desejos de uma criança machucada emocionalmente por uma grande decepção.

Como pessoas comuns se tornam Psicopatas ? 

A psicopatia é construída no indivíduo no decorrer da sua vida, como um mecanismo de defesa, que o protege contra "personagens" de determinada(s) pessoa(s), que um dia lhe fez ou fizeram grande mal.  Este mal ficou e está inserido em seu emocional inconsciente, com alto e perigoso grau de influência sobre o seu estado consciente, usando o pouco de razão que lhe resta para ter uma vida tão normal quanto os outros (como disfarce externo da sua psicopatia), enquanto circunstâncias específicas não escolha sua próxima vítima. Por isso a grande dificuldade em se identificar um psicopata. 

Por quais circunstâncias uma vítima é escolhida ?

É pelo processo de método associativo que uma vítima é escolhida, estando a mesma relacionada de alguma forma com o passado do psicopata, o que nos leva a dificuldade de se estabelecer vínculos aparente entre suas vítimas, pois que seu "modus operandi" ocorre dentro de si e não por razões externas.  Este método associativo o coloca diante de uma pessoa ou situação, semelhante à vivida tempos atrás (muito atrás), em que ele foi submetido à uma condição de medo, pavor ou humilhação.  Se para uma criança, pouco pode significar muito, imagine sendo algo realmente sério ou grave.  Descobrir esse elo de ligação presente x passado, é como tentar achar uma agulha num palheiro.

Porque o psicopata mata ? 

Porque quem toma a decisão é o emocional infantil do psicopata.   O desejo (como de qualquer um de nós, quando criança e ferido) é o de machucar também os que nos machucaram (ou lhe deram aquela palmada no bumbum).  O problema é que essa criança do emocional apenas quer machucar, mas esquece quem a força de um adulto que o carrega.  A falta de remorso em cada vítima é porque a criança pensa que só machucou (não matou) o que não vem lhe causar remorso (por algo que não fez).

Psicopatas tem consciência do que fazem ?

Por isso segue sua vida tranquila após cada assassinato, porque teoricamente ele nem sabe o que fez enquanto esteve “ausente”.  O Psicopata pode ou não, lembra-se do que fez depois de cada morte; primeiro porque quem matou foi seu emocional inconsciente e depois, por não se descobrir quem matou, para que ele viesse à se lembrar ou demonstrar algum remorso. Por isso ninguém acha um psicopata, ele está escondido dentro de uma pessoa normal. Não podemos confundir e chamar de psicopata qualquer maluco que mata por aí e é pego pela polícia, pois o verdadeiro psicopata é muito difícil achar, que dirá, prender.

Precisam ter passado por abusos na infância, pra se tornar psicopata ?

Psicopatas não precisam, necessariamente, ter sofrido algum tipo de abuso.  Pense como criança, não como adulto. Para uma criança, não precisa muito pra ela se frustrar severamente contra alguém, por causa de alguma coisa. Depois, durante a vida dela, o seu ambiente de convivência (seja ou não com os pais) vão acabar confirmando que as "pessoas são más" ou corrigindo o conceito, através do carinho e afago dos pais (ou cuidadores).  Se a convivência é negativa, ela cria esse conceito dentro de si e depois se transforma em cultura, ou seja, num conceito negativo irreversível.  Neste estágio já devemos estar falando de um jovem adolescente e que já começa à enxergar diferente certas pessoas, como bem parecidas com aquelas que um dia o machucaram.

Como é feita a abordagem com a vítima ?

O que promove a aproximação de um psicopata com sua vítima é uma coisa chamada "OPORTUNIDADE", isto é, tudo tem que está propício para se consumar o ato criminoso.  Muito provável que se uma possível vítima mudar seu trajeto habitual e, dependendo das circunstâncias, nosso amigo pode até vir à desistir de matar naquele dia, mas só vai ter adiado sua "vingança" para um novo dia em uma nova oportunidade. Tudo para não ser descoberto (como uma criança que se esconde de uma arte).

Por quais motivações um Psicopata mata ?

Como foi dito acima, o “modus operand” de um psicopata não se acha fácil, somente através das características externas dos corpos encontrados, de suas vítimas, não são suficientes para oferecer indícios de motivação para tais crimes.  A melhor forma de se traçar o perfil de um psicopata, seria fazer o levantamento da personalidade e o temperamento que suas vítimas exibiam, porque são estas as características que mais chamam a atenção do psicopata e o leva ao passado, por ter a vítima alguma semelhança (método associativo). Personalidade e temperamento estão relacionados ao emocional (tendão de Aquiles do psicopata).

Psicopata é culpado ou inocente ?

Assim como pode acontecer conosco, também o psicopata é vitima de si mesmo, do seu emocional interior e inconsciente, só que carregado de raiva e cuja a qual irá descarregar, sempre que algo vier à lembrá-lo de suas feridas, amargas e dolorosas.  Enquanto nada ou ninguém (ainda que por anos) não venha à ativar ou provocar o seu passado, ele continuará à levar uma normal como qualquer pessoa normal, exceto pelo fato de ser uma “bomba relógio”, prestes à explodir à qualquer momento, na primeira oportunidade.

Somente a Psicanálise pode curar, o quanto antes, uma pessoa, de vir à enquadrar-se no perfil psicopata, porque depois, já poderá ser tarde demais, para identificá-lo.  Psicopata, ao contrário do que muitos pensam, não é um assassino frio e calculista, mas sim, vítima do seu passado sombrio, cujo emocional interior não descansará de sua vingança, enquanto não for contido e tratado.

“Ninguém faz nada se não em razão de algo que o motive.”  


PROJETO CONSCIENTIZAR – VIVER BEM É POSSÍVEL !

Corrigindo Passos para um Caminho mais seguro.

Amadeu Epifânio - Idealizador



7 comentários:

  1. Sou uma! Desde a infância até meus pais morrerem, aprontei todas, pois sabia que não iria pra prisão....devido ao cargo profissional deles!!!!....Um psicopata de verdade é tão inteligente que sabe a hora de parar de fazer merda,.....e a de começar de novo!!!! ....quem quer ser preso?????? Temos consciência dos nossos atos e não somos malucos!!!!! Somos pessoas que carregamos uma confusão de sentimentos muito grande em nosso peito e ao mesmo tempo um enorme vazio!!!! Não sentimos nada, só raiva e alegria.....imagina uma pessoa viver sem saber dar nomes aos sentimentos que vão surgindo desde a infância!!!! Simplesmente aprendi as reações de alguns justamente imitando meus coleguinhas!!!! Filho de peixe, peixinho é!!!! Nos tornamos a ser isso através dos comportamentos de nossos pais e por tudo o que fizeram de mal com a gente....Tem psicopata burro, que quer só chamar a atenção.....mas os verdadeiros....ahhhh....vc nunca vai encontrar!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu caso, pelo o que relatou, pode não ser psicopatia, mas apenas o inconsciente infantil (como em todos nós) valendo-se do corpo adulto para agir e fazer o que tem vontade, sem freios. Entenda (não estou afirmando que seja você ok ?), como existe o senso comum, de pessoas se acharem que estão com depressão (e acreditarem tanto nisso ao ponto que querer tomar remédio controlado), o mesmo ocorre com a psicopatia, ou seja, é confundido com pessoas muito peraltas, como no seu caso (como exemplo) ou então, não pode haver uma morte por briga no trânsito que já é chamado de psicopata. Ambos os casos, depressão e psicopatia, precisa-se investigar muito para se chegar à um diagnostico preciso, porque são problemas sérios, do tipo que não dá pra se orgulhar de ter ou chamar os outros de psicopatas. Seu caso não é tão sério, mas precisa de acompanhamento médico ininterrupto. Tudo bem? Se cuida. Abs.

      Excluir
    2. Podemos conversar pelo in-box do facebook se desejar, acessando o atalho pelo blog.

      Excluir
  2. Tenho consciência de minha doença e isso melhora o quadro todo!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Isso não tem cura....tomo remédio, tudo direitinho e estou estabilizada já a um bom tempo!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cura tem, o que não tem são recursos adequados, pessoas com foco na cura (ao invés de tentar apenas, estabilizar). Bem provável que neste país não se ache realmente cura, o que não significa dizer que se deve acomodar-se.
      Entenda uma coisa, psicopatia é um estágio avançado de perda de controle sobre o próprio inconsciente, que tal como criança (discernimento infantil) está agindo livre, sem prevê consequências, sem pressentir perigo. Seguindo um tratamento, na forma colocada no artigo, é grande as chances de recuperação. Outro fator é a família, o ambiente "deixado" antes da internação. É preciso trabalhar este ambiente antes do retorno para casa, para que não haja um paradoxo de pensamentos, mantendo-se o preconceito sobre uma pessoa recuperada.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir