Projeto VIVA +

quinta-feira, 21 de abril de 2016

A NUDEZ DIANTE DOS FILHOS


Sem contaminação, é válida.


A intimidade entre pais e filhos, a psicanálise entende como um processo de simbiose, isto é, quando o filho pode estar coladinho à mãe, sentindo seu corpo, seu calor, seu carinho e seu amor.  Quanto mais isso puder se repetir, mais seguro será para os filhos, para o seu amadurecimento cognitivo e para a imagem que ele fará dos pais em relação à ele. 

Mas esta imagem requer atenção e certos cuidados, como veremos à seguir.

Não devemos nos esquecer de não deixar  os pequenos (também bebês), assistir na TV (principalmente em novelas), cenas quase explícitas de sexo.  Ao contrário do que imaginamos, sim, as crianças vêem e registram dentro de si essas cenas e elas vão interferir no julgamento delas, com relação à nudez e com relação à ver os próprios pais fazendo sexo (repito, achando que os bebês nem sabem o que estão vendo).

A forma de comunicação de crianças pequenas nem sempre é por palavras mas, por manifestação de sentidos, que na verdade se reflete em manifestação da vontade do seu inconsciente (que já começa à se formar no primeiro sopro de vida do feto). 

Se queremos que nossas orientações permaneçam o máximo de tempo possível na cabeça e na vida dos filhos, devemos evitar possíveis "contaminações", advindas do meio (ainda que dentro de casa, como através de TV's, computadores, internet, celulares, etc). Às vezes dormimos com o inimigo, achando que eles estão do lado de fora da nossa casa.

Tudo que dissemos, tentando ensinar algo, está sendo de forma expressiva, bombardeado contrariamente por toda essa forma de influência, tanto em casa quanto na escola por exemplo, com um universo bastante diversificado, de formas diferentes de ser família de se educar os filhos (quando existe essa preocupação).

Nessa questão, o monitoramento do pensamento dos filhos, ao voltarem pra casa, deve ser constante, mas cuidado pra não "sufocar" demais.  A dica é que se deixe espaço pra que eles se abram sobre qualquer tipo de assunto, sem nenhum tipo de repreensão. Assuntos sobre drogas, sexo, virgindade, homossexualismo, Bullying, pedofilia, devem deixar os pais preparados para responder essas questões. Se reprimimos quando eles vierem com esses assuntos, a tendência é que eles irão tirar suas dúvidas sabe-se lá com quem e o que irão ouvir.

Não deixe que os "vírus" permanecerem na cabeça dos filhos, sejam vocês, pais, o melhor anti vírus, pra que os valores que vocês tentam passar à eles, permaneça rodando de forma livre e determinante na cabeça e na vida deles.

Prof Amadeu Epifânio


2 comentários:

  1. Tenho lido vários artigos desse blog e adorando, fico impressionada como um conteudo maravilhoso desses não tem a proporção que devia mas sei que o ser humano não quer a verdade... Obrigada por compartilhar seus conhecimentos conosco!

    ResponderExcluir
  2. Jenni, fique à vontade para expressar sua opinião. Gostaria que explicasse melhor a questão da proporção e sobre não querer a verdade. De fato, verdade é algo que assusta muita gente rsr. Muitos vivem com medo de ouvir ou enfrentar. Tenha um bom Natal e Boas Festas. Obrigado pelo seu comentário. A casa é sua sempre que quiser. Abs.

    ResponderExcluir