Projeto VIVA +

quinta-feira, 25 de maio de 2017

BULLYING


Porque se faz e é tão severo ?


Bullying é uma manifestação (acredite) involuntária, reflexo de um inconsciente repleto de experiências emocionais negativas e/ou traumáticas, adquiridas quando ainda numa fase infantil precoce, ou seja, coisa de 4 a 5 anos de idade (em média).   Porque essa idade ?  

Por tratar-se de uma idade onde a criança ainda mais absorve do que entende; mais deseja um mundo perfeito do que aceitar o que não concorda.

Em geral esses eventos que culminaram em traumas, se deram mais de uma vez (até mesmo de forma repetitiva), o que levou a criança à adotar um conceito negativo em torno do ambiente em que vive (ou frequenta), bem como e especialmente, de uma (ou + de uma) pessoa(s) chave(s). Em geral são situações que envolve deboches, preconceito, ofensa verbal, violência, etc.

Esse é um tipo de trauma que fica marcado no inconsciente, à espera de uma definição, para que se diminua a "intensidade" do sentimento resultante (e suspensivo).    Como assim ?     É desejo da criança revidar esses castigos e ofensas, sob o pretexto de mostrar à quem fez, "ver o que é bom".

O problema é que nem sempre isso é possível. Como resultado, a criança física cresce enquanto a criança que viveu o trauma fica parada no tempo, à espera de "um dia" revidar.

O tempo avança e tudo passou não é mesmo ?   Errado !

A criança cresce, fica jovem (entre 12 e 16 anos) e, como é impossível em revidar nos que o "feriram", o inconsciente trata de achar um dublê que sirva de "personagem" daquele que o machucou. Em geral escolhe alguém que não consegue se defender, como alguém reprimido, retraído e tímido.  Este jovem passa à viver um inferno, pois será alvo do inconsciente "vingativo" e infantil daquele que pratica o Bullying.   Esses casos são complicados pois, por ser inconsciente, é difícil fazê-lo convencer-se que não é ele quem está fazendo e sim, que está sendo manipulado por suas memórias traumáticas.

Quase sempre os que praticam Bullying vem de ambientes conflituosos, famílias em condição de vida difícil, tanto no âmbito financeiro quanto social.  Mas tem também os que vivem em famílias de classe média e alta, onde em razão da extrema vantagem financeira, não recebe a educação adequada e, por sentir desde cedo o distanciamento afetivo dos pais e ter sido atendido em todas as vontades, seu conceito familiar também degradou.  Por incrível que pareça (e acredite quem quiser), quem pratica Bullying está dando uma "sacudida" em sua vítima, como se dissesse: 

"-Acorda cara, ou ficar igual à mim".

O Bullying pode parecer agressivo, ofensivo e até violento (concordo). Contudo, quem bate é a criança porém, valendo-se do corpo jovem, como quem segura uma ferramenta na mão. Só pra lembrar, crianças não mede consequência nem pressente perigo. Razão pelo qual não conseguem ter limites (enquanto não machucar como acha que foi machucado).  Mesmo se, acidentalmente, levar uma pessoa à óbito, ainda sim considerará como se o tivesse machucado. 

Psicopata ? Frio ? Cruel ?  Não. Inconscientemente autônomo, quando age.  Por isso num primeiro momento, não demonstram remorso. Mas esta falta de remorso pode também se estender, dependendo do ambiente ou sistema correcional onde ficará.   

O tratamento indicado consiste no isolamento (do ambiente que alimenta seu desejo inconsciente), mas não em "masmorras" prisionais, onde o jovem sofre espancamento e maus tratos, ou não se conseguirá reverter sua condição.  Apesar do que tenha feito e se é do desejo que ele se ressocialize, precisa ser em ambiente que não veja nem passe pelas mesmas situações que o tornaram praticante de Bullying, ou pior.

Na grande maioria dos casos a conveniência é quem sempre julga, mas somente a razão é quem pode sentenciar.  Ninguém faz nada se não em razão de algo que o motive.  Não se esqueça disso.

Professor Amadeu Epifânio
Pesquisador /  Psicanalista Auto-Didata

PERSONALIDADE REATIVA COMPORTAMENTAL
Influência Pregressa em Respostas Emocionais



Nenhum comentário:

Postar um comentário