Projeto VIVA +

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

TRANSTORNOS E CRISES


PORQUE SOFREMOS A INFLUÊNCIA DELES ?


As imagens representam bem, o estado dos personagens, em quase todos os momentos da nossa vida, em todas as decisões que tomamos.  Nosso inconsciente por exemplo, é administrado por dois personagens, o racional e o imaturo.  O imaturo (que representa também, os nossos impulsos e, tal como uma criança está sempre pedindo algo ao Administrador racional, que se deixar fazer o que quer, sai de baixo. 
 
Ao mesmo tempo o racional Ego, tem que administrar estímulos que vem tanto do ambiente externo quanto do Id (e a cara dele não poderia ser outra.   No lado mais fraco está nós, pobres conscientes, que recebe as respostas que nós mesmos assimilamos para o Ego e, de quebra, ainda recebemos influência do Id que, dependendo do "conteúdo aritmético existente" nele, pode também interferir em nossos julgamentos e ações.  Um exemplo disso está nos transtornos e complexos  psicológicos.

A receita para uma vida sem tantos problemas ou, saber administrar melhor os mesmos, quando surgem intempestivamente é alimentar o nosso Ego com respostas que gostaríamos de ter nessas horas.  Entre algumas estão os conceitos, valores e princípios (nosso "sistema operacional" na vida).

Aquele velho jargão, que saber nunca é demais, nunca foi tão oportuno relembrar.  Não se pergunte "porque tenho que saber tal coisa ?".   Simplesmente aprenda e aprenda bem, porque “ferramenta defeituosa” não conserta nada.

O que aprendemos ficará sempre à disposição do Ego para nos devolver em momento oportuno.  Se caso ele não encontrar o que precisa, quem ficará incumbido de te dar resposta é o Id, de mentalidade infantil, que não mede consequências nem pressente perigo e não pede licença quando assume.   Sabe aquelas perguntas do porque fui capaz de fazer tal coisa ?  Pois é, foi ele em seu nome.  Vai arriscar ?

Só pra entender melhor, o Ego é como aquela esposa que precisa fazer as coisas mas que tem aquela criança (Id) sempre pedindo coisas à todo momento e com insistência.   Quando ela não consegue dar conta de uma tarefa (não encontra a resposta que não botamos), ela deixa então a criança resolver o problema, sozinha, sem interferência e sem freio. Já pensou ?

CUIDE MELHOR DA MENTE, 
PRA QUE ELA POSSA CUIDAR MELHOR DE VOCÊ.

Professor Amadeu Epifânio
Pesquisador/Psicanalista



Nenhum comentário:

Postar um comentário